• Marimbus
      • Marimbus
      • Rafting
      • Rafting
    • PASSEIO DE BARCO
    • O mini pantanal de marimbus

      O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece infinitas possibilidades de passeis. Entre estas possibilidades destaca-se o passeio a barco pelo mini pantanal de Marimbus. Uma dica importante é levar dinheiro em espécie para gagar pelo aluguel do barco e claro muira energia e disposição. O passeio é imperdível.

      Saindo de Lençóis, 21 km chega-se na comunidade quilombola do Remanso. Ali alugam-se coletes salva vidas, canoas e barcos de alumínio à remo, com guia que te leva através dos marimbus até pertinho da cachoeira do Roncador (na Foz do rio Roncador, onde ele deságua no rio São José). Passeio lindo. Uma hora e meia de ida, duas horas voltando (contra a corrente). Na cachoeira, pode-se tomar banho no Sonrisal e desfrutar de "jacuzzis naturais".

      O canoeiro cobra em média 60 por pessoa. Vale, porque o passeio é bonito e remar 3,5 horas não é brincadeira.

      Neste passeio pode-se conhecer de perto a fauna e flora da região através do deslizar do barco pelas mansas águas límpidas do rio. Os pássaros dão uma musicalidade incrível ao passeio onde pode-se fotografar belíssimas paisagens.

      Outra dica boa é levar lanche. Uma outra grande idéia é fazer o roteiro de mountain bike, de Lençóis até o Remanso e pegar uma canoa (dá para embarcar 2 com bicicletas). Voltar para Lençóis da cachoeira do Roncador pedalando pela estrada velha do garimpo, no sentido Andaraí-Lençois.

      Cheque as condições da estrada de terra até o Remanso, pois com chuva um carro de passeio sem tração nas 4 rodas pode não passar.

      Rafting

      Para quem quer uma opcão mais radical, vale à pena experimentar as descidas de rafting nos rios da Chapada Diamantina. Para este esporte é recomendado procurar guias especializados e que conhecem os rios e córregos ideais para as descidas com o bote.

      A Chapada Diamantina é um dos locais prediletos para a prática do rafting na Bahia. tanto pelas descidas e desembocadouros quanto pela exuberante paisagem e paredões que o roteiro oferece. Um dos rios ideais é o Rio das Contas. Percurso que vai promover uma grande sensação de aventura, num cânion que deságua em ótimas corredeiras e grandes paredões. O Rio das Contas tem águas cristalinas e ótimas temperaturas, percorrendo todo o estado da Bahia. O rafting de Rio das Contas vaza nas praias de Itacaré já no sul da Bahia.